Elo Primitivo

domingo, julho 03, 2005

O que aconteceria se vc pudesse apagar uma pessoa da sua lembrança e tudo em torno dela?

.

.
Comecei a ver o filme, por acaso, no telecine hoje. Fan-tás-ti-co! Excelente! Maravilhoso! A premissa do roteiro é original. Só descobri o título no site, assim como as informações a seguir:
.
Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Gênero: Romance
Classificação Pretendida: 18
.
Sinopse: Desiludida com o fim do relacionamento com Joel, Clementine decide passar um tratamento experimental que apague o ex-namorado de sua memória. Desapontado Joel decide fazer o mesmo, mas no meio do procedimento ele desiste e tenta reconquistar Clementine.
.
Destaque: Oscar (EUA) de roteiro original, além de ter sido indicado na categoria de melhor atriz (Kate Winslet). A produção recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro (EUA) nas seguintes categorias: filme, ator (Jim Carrey), atriz (Kate Winslet) e roteiro. Ganhou dois prêmios no Bafta (GRA) nas categorias edição e roteiro original. Foi indicado ao César (FRA) de melhor filme estrangeiro e ao European Film Awards de melhor filme não-europeu.Roteiro de Charlie Kaufman, o mesmo de “Quero Ser John Malcovich”. De Michel Gondry, que já dirigiu alguns dos melhores clipes da cantora islandesa Björk. Ele dirigiu também para o cinema “Human Nature” (2001), que tem roteiro também de Kaufman.

Direção: Michel Gondry
.
Curiosidade:
.
O título do filme foi retirado do poema "Eloisa to Abelard", de autoria de Alexander Pope. O mesmo poema já havia sido usado pelo roteirista Charlie Kaufman em “Quero Ser John Malkovich” (1999). Nicolas Cage esteve cotado para estrelar o filme.