Elo Primitivo

quarta-feira, abril 21, 2004

Bienal 2003/Rio.

Frases que ficaram guardadas na memória:

“Como cientista eu prefiro não saber, isso é fundamental, prefiro morrer na ignorância do que parar de evoluir. Somos poeiras de estrelas. O universo está em constante transformação.” Marcelo Gleiser (astrofísico)

Pergunta : A imaginação é melhor do que a realidade?

“ Nós somos a invenção de nós mesmos, somos seres culturais. A realidade é barra pesada e tem limites. O copo cai e quebra, você não pode voar. O artista faz a maravilha, toda arte faz maravilha porque quer transcender a realidade.
Eu vivo de esperança! Não vivo de ilusões.” ( Ferreira Gullar)


“ No século passado a culpa era trair. Hoje a culpa é comer sobremesa”
“ Nossos corpos são vibráteis, há uma exigência de fluxos acelerados. Solicitação nervosa intensa. Há imagens no nível subliminar. Você não percebe o que percebeu.”
“A beleza é aquilo que desarma o superego e permite vazar o desejo, a perfeição é aquilo que desmobiliza o desejo.”
"Estamos nos tornando racionais como uma empresa. Precisamos de um upgrade para acompanharmos a rapidez do mundo atual, a lógica empresarial de nós mesmos.” (Maria Cristina Kehl)

“A depressão freudiana advinha da culpa moral. A depressão atual vem do vazio. De onde vem o vazio? É um vazio de sentido, quanto mais a sociedade nos convoca para fora, maior o esvaziamento objetivo. Somos sujeitos de conflito, quando encurtamos nossas angústias com drogas vem a sensação de vazio.” (Joel Birman)