Elo Primitivo

domingo, maio 09, 2004

Dia das mães

Hoje acordei com três lourinhos cheios de beijos, abraços, sorrisos e flores. Presentes? Claro! Alguns antecipados _não agüentam esperar_ fiquei emocionada com desenhos, caixinhas e toalhas pintados pelos artistas. Os outros, comprados no shopping, eles guardaram a sete chaves. Mas confesso, não me empolgam tanto.
Hoje me espreguicei durante horas, li um capítulo de “A prosa do mundo”, cantei em quarteto, ouvi Mozart, fiz piquenique, andei de patins, joguei banco imobiliário, almocei com minha mãe.
Hoje pensei nas mães que se foram e continuam presentes, nas que estão presentes e são tão ausentes, em Nossa Senhora do Carmo, nas que perderam seus filhos, naquelas que tentam engravidar... antes de o meu primeiro filho nascer, sofri dois abortos espontâneos em inicio de gestação _ a dor da perda, as dúvidas sobre possibilidades futuras, medo, todos os sentimentos misturados, instaurando o vazio. Penso nas mulheres que vivem experiências semelhantes. Penso agora, porque amanhã, não vou me lembrar disso.
A maternidade nos trás descontrole, intensidade, intimidade, generosidade. Aprendi o que é amor incondicional com meus filhos. Eles amam tudo nos pais; a temperatura da pele, o cheiro, as bobagens que fazemos. Amam com o olhar, com abraços de fechar os olhos, com devoção. Eu desconhecia um amor dessa natureza. Amo-os e tento aprender com eles, a cada dia, essa entrega sem cobranças. Tantas coisas a viver...

Encerro com uma receita de especial significado para mim:

“Chocolate com leite

Ingredientes:

3 xícaras de leite do amor
10 kg de honestidade
1 pitada de carinho
100 gotas de paixão
100 kg de união
1kg de “me levar para a escola”

Modo de Preparo:

Botar o leite do amor na panela e esquentar. Colocar uma pitada de carinho e cortar em pequenos pedaços 100kg de união, depois acrescentar ao leite. Esperar 10 minutos. Juntar 10kg de honestidade, 100 gotas de paixão e 1 kg de “me leva para a escola”. Guardar na geladeira e beber com um canudinho.”

Rodrigo Marins