Elo Primitivo

segunda-feira, maio 10, 2004

A Prosa do Mundo *

"À medida que sou cativado por um livro, não vejo mais as letras na página, não sei mais quando virei a página; através de todos esses sinais, de todas essas folhas, viso e atinjo sempre o mesmo acontecimento, a mesma aventura, a ponto de não mais saber sob que ângulo, em que perspectiva eles me foram oferecidos..."
"Mas essa é exatamente a virtude da linguagem: é ela que nos lança ao que significa"
"Assim, ponho-me a ler preguiçosamente, contribuo apenas com algum pensamento_ e de repente algumas palavras me despertam, o fogo pega, meus pensamentos flamejam, não há mais nada no livro que me deixe indiferente, o fogo se alimenta de tudo que a leitura lança nele".
"Ele se instalou no meu mundo. Depois, imperceptivelmente, desviou os signos de seu sentido ordinário, e estes me arrastam como um turbilhão para um outro sentido que vou encontrar".

* Maurice Merleau-Ponty, tradução de Paulo Neves, editora Cosac & Naify