Elo Primitivo

quarta-feira, setembro 29, 2004

Sobre ontem à noite...


O clima no lançamento da coletânea dos vencedores do II Concurso Municipal de Contos não poderia ser melhor, super alto-astral _ um pouco de tensão apenas na hora do microfone, afinal, a especialidade ali era a escrita. O secretário de Cultura, Marcos Gomes, falou bonito e, sem politicagem, chegou a emocionar. A comissão julgadora foi composta por três peritos em Literatura, professores unversitários da UFF, Salgado de Oliveira e UNIPLI: Antônio Ricardo Pena Ramos, Paulo Roberto Pereira e Tânia Cristina Valadão.
Um ano antes, os mais de 160 concorrentes estavam ali tensos, no mesmo local, esperando pelo resultado ao vivo, suspense total. Ontem, até a lua cheia refletindo sobre os jambeiros, conspirou a favor.
Escrevi as primeiras dedicatórias para pessoas queridas, imprescindíveis presenças num local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Solar do Jambeiro.
Havia uma aura especial envolvendo a arquitetura do casarão, os lustres, azulejos portugueses, jardins, toda uma carga histórica atuando como cenário para novas estórias, entrelaçando passado e futuro.
Com as luzes se apagando, eis que chegam dois amigos cariocas literalmente perdidos: e João. Esses foram os últimos livros que assinei antes da comemoração (claro!) informal no trailer da Boa Viagem.
Curti de montão, estou orgulhosa, a qualidade editorial do livro é de primeira. Agradeço às pessoas que participaram desse momento, ainda que ausentes, mas que fazem parte do meu processo literário e aos e-mails carinhosos e incentivadores que recebi. Bia, valeu pelas lindíssimas flores, especialmente pelo cartão, estão aqui ao lado do computador. Tânia gostei do seu olhar sobre ontem, quero postá-lo, só estou esperando o aval.