Elo Primitivo

segunda-feira, março 07, 2005

Enciclopessoas

O dia começa com a leitura de, no mínimo, dois jornais; no fim de semana, pelo menos, quatro. Revistas semanais e mensais sobre política, cultura, arte, sociologia, antropologia, biologia etc., etc. Últimas notícias na internet fresquinhas, e, claro, Jornal Nacional, Globo News, Tv Cultura, Canal Futura. O tempo é raro, há necessidade de apreensão máxima para não ficar por fora. São as pessoas "antenadas" ao extremo. Prefiro chamá-las de enciclopessoas, robotizadas em nome de uma necessidade de demonstrar conhecimentos; no popular: chaaaaaatas.
Na contramão dessa praticidade gerencial de seres humanos, leio a seguinte notícia no O Globo - 5/3/2005 - por Manya Millen e Rachel Berthol:
.
Em plena era eletrônica, quando praticamente toda a produção de textos é feita em computadores, o poeta e tradutor Marco Lucchesi trafega na mão contrária e se prepara para lançar uma ode à caligrafia, às belas letras ainda escritas à mão: em abril ele inaugura a editora Caligrama, cuja especialidade será a publicação de poemas manuscritos. Os livros terão formato de impressos desdobráveis, como uma pequena sanfona, e serão sempre ilustrados por um artista plástico que dialogue com o poema.
.
Grande Lucchesi!
.
Folheio notícias, leio as matéria interessantes, mas me aprofundo mesmo é em poesia, lato sensu, por favor!