Elo Primitivo

terça-feira, maio 24, 2005

"Fotografia: Suporte da Memória Instrumento da Fantasia"


Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro a mostra Fotografia: Suporte da Memória Instrumento da Fantasia, com três distintas e significativas exposições reunindo acervos do Brasil e do exterior. O evento faz parte do festival FotoRio 2005, que começa oficialmente em junho, e ainda inclui em sua programação debates com convidados internacionais e uma mostra de vídeos sobre fotografia.
"A fotografia está presente na nossa vida: da carteira de identidade ao álbum de família, passando pelas paredes dos principais museus do mundo. O que faz a especificidade da fotografia é justamente esse caráter universal do seu uso, que faz dela um dos elementos mais fortes na formação da memória individual e coletiva e dá rosto à nossa fantasia. Tudo isso estará exposto no CCBB", diz o curador geral Milton Guran, também coordenador do FotoRio.
Guran concebeu parte da exposição durante suas andanças pelo mundo. Na cidade do Porto, em Portugal, ele foi apresentado à Coleção Nacional de Fotografia, com quase três mil imagens, que fazem parte do Centro Português de Fotografia. Cerca de 60 delas poderão ser vistas na mostra Do Olhar Inquieto, com curadoria de Tereza Siza, diretora da instituição portuguesa. "De forma original e elucidativa, a mostra traça um panorama crítico da história mundial da fotografia. É a primeira vez que parte da Coleção Nacional de Fotografia é mostrada fora de Portugal", conta Guran.
As imagens foram agrupadas em três módulos, que não seguem nenhuma linha histórica ou cronológica: A Sensualidade dos Signos, Técnica e Performance e Ética e Estética. Essa é uma rara oportunidade de contemplar desde o primeiro daguerreótipo feito em Portugal, em 1840, a imagens capturadas por grandes nomes, como Henri Cartier-Bresson, Thomaz Farkas e Sebastião Salgado.
Estrelas do Cinema
Da França, vem a inédita Portraits de Stars, reunindo 40 fotos de atores e atrizes de cinema das décadas de 30 a 60 selecionadas por Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de la Photographie (MEP) e do Mois de la Photo, em Paris. "Quando procurei o Monterosso, para propor uma parceria com o FotoRio, ele mesmo pensou nessa coleção de fotos de artistas de cinema, recém- adquirida pela MEP. São retratos magníficos em P&B, relíquias do tempo em que a televisão ainda não tinha tomado conta de todos os corações e mentes, e os retratos de artistas eram verdadeiros objetos de culto, parte real dos glamourosos sonhos de vida construídos pelo cinema", analisa o curador geral.
Entre as imagens cobiçadas por fãs do cinema, estão Marlene Dietrich clicada por Milton H. Green em Nova York; Brigitte Bardot dançando sobre os telhados de Paris diante da objetiva de Walter Carone, Charlotte Rampling fotografada por Alice Springs e Jean Gabin no filme Le Jour se Leve, de Marcel Carné, registrado por Raymond Voinquel.
Registros EtnográficosDo acervo mantido em território brasileiro, uma preciosidade. A exposição Retratos Estrangeiros reúne cerca de 40 imagens produzidas por fotógrafos-viajantes entre 1860 e 1880. Os retratos de diferentes etnias fazem parte da coleção de D. Pedro II doada à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O acervo é tão valioso que foi inscrito pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Registro da Memória do Mundo por sua importância para a história da humanidade. A seleção foi feita por Joaquim Marçal, historiador e chefe da Divisão de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional. "Esta exposição é um testemunho eloqüente do valor que Dom Pedro II, monarca de um povo tão diverso nas suas origens, atribuía à diversidade cultural, trazendo para perto de nós outros exemplos de como se vive neste planeta", diz Guran.
Ciclo de Debates
De 24 a 27 de maio, curadores e especialistas em fotografia de diversos países discutirão questões ligadas à constituição e à preservação das coleções e arquivos fotográficos e sua utilização pela sociedade.
De 1º a 3 de junho, a mostra de vídeos Por Dentro do Olhar em Movimento promove o encontro de cineastas e fotógrafos, que conversarão com o público sobre as especificidades desta forma de expressão.
Leia a entrevista com a diretora do Centro Português de Fotografia
Veja a galeria de fotos
Fotografia: Suporte da Memória, Instrumento da FantasiaCCBB Rio
De 19 de abril a 26 de junho
De terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Rua Primeiro de Março 66. Centro Tel.: (21) 3808-2020. E-mail: ccbbrio@bb.com.br