Elo Primitivo

segunda-feira, maio 09, 2005

Oca

foto: http://www.corpospintados.com.br Posted by Hello


Por: Gabriela Sampaio

Em 1981 o fotógrafo chileno Roberto Edwards decidiu realizar um ambicioso projeto que explorasse as diversidades do corpo humano. Reuniu artistas conterrâneos, que aplicavam suas obras sobre corpos nus, e os fotografou. O material originou o livro e a exposição Corpos Pintados: 45 artistas chilenos, que passou por 32 museus na América e Europa, entre 1992 e 2000, e foi visto por 1,5 milhão de pessoas.
O tempo passou e as aspirações de Edwards também cresceram. Com sua turnê pelo exterior, o fotógrafo decidiu acrescentar a seu acervo obras de artistas internacionais e transformar a exposição numa fantástica excursão multimídia pela mais perfeita máquina que conhecemos, o corpo humano.
É assim que, quatorze anos depois de seus primeiros passos, chega ao Brasil a mostra Corpos Pintados, que fica em cartaz na Oca de 4 de maio até 3 de julho. São contribuições inéditas de mais de 150 artistas - entre fotógrafos, artistas plásticos, escritores e músicos - dentre eles, os brasileiros Arcângelo Ianelli, Wesley Duke Lee, Luiz Allegretti, Ester Grinspum e Paulo Pasta.
O principal módulo da exposição reúne as 221 ampliações fotográficas (2,5m x 3m) das criações assinadas por cerca de 60 fotógrafos e artistas plásticos.
Este caráter documental é complementado pelo show multimídia Diaporama, que exibe outros 1,5 mil registros dos trabalhos, sincronizadas por 31 projetores de slides em telões de grandes dimensões.
A exposição também guarda um setor especialmente reservado para imagens de pinturas e adorno corporal de culturas dos quatro cantos do mundo, além de intervenções radicais (de tatuagens a cirurgias de troca de sexo) e mudanças naturais de nossa "máquina".
Documentários mostram tais acontecimentos em movimento, enquanto uma curiosa trilha sonora criada a partir de sons do corpo humano encanta ouvidos curiosos. Completam a mostra, esculturas hiper-realistas de personagens emblemáticos, em tamanho natural, e eventos ao vivo, como apresentações de dança, música e pintura.
Corpos Pintados
OCA Parque do Ibirapuera, Portão 03
Tel: (11) 6846-6000
Horários: de terça a domingo, das 10h às 22h.