Elo Primitivo

segunda-feira, julho 18, 2005

ESPAÇO UFF DE FOTOGRAFIA - 15 ANOS

17 de junho até 21 de agosto de 2005
.
"Para marcar a passagem dos 15 anos de criação do Espaço UFF de Fotografia, o Centro de Artes UFF está apresentando uma série de eventos comemorativos dedicados a essa forma de expressão. Os três espaços de exposição serão ocupados por artistas que usam a fotografia como suporte de criação.
Na Galeria de Arte UFF, a mostra "Visões Paralelas - da inquietação do moderno à fotografia contemporânea" traz o trabalho de 24 artistas. São eles: os pictorialistas João e Hermínia Nogueira Borges, os modernos Athos Bulcão, Francisco Aszmann, José Oiticica Filho e Geraldo de Barros, e os contemporâneos Cássio Vasconcellos, César Oiticica Filho, Kitty Paranaguá, Débora 70, Frederico Dalton, Júlio Callado, Maria do Carmo Secco, Marcos Bonisson, Marcos Magaldi, Paulo Máttar, Pedro Lobo, Pedro Karp Vasquez, Ricardo Pimentel, Rogério Ghomes, Rogério Reis, Simone Rodrigues, Walter Firmo e Walter Carvalho. A mostra propõe estabelecer diálogos entre obras importantes do modernismo e desdobramentos contemporâneos através do olhar de um time renomado de fotógrafos atuais. Segundo os curadores, Nadja Peregrino e Paulo Duque Estrada, o público vai poder ver um breve panorama do desenvolvimento da estética fotográfica, com obras da década de 40 até a atual.
No Espaço UFF de Fotografia, criado em 1990 por Paulo Máttar e Nadja Peregrino, a mostra José Medeiros - a aventura moderna exibe o trabalho daquele que foi um dos principais repórteres fotográficos de revistas ilustradas célebres , como "O Cruzeiro" e "Realidade". Com curadoria assinada pela própria fundadora do espaço, Nadja Peregrino e por Angela Magalhães, a exposição é resultado da Bolsa RioArte de apoio à pesquisa e será doada ao acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
No Espaço Aberto UFF, o artista plástico e ensaísta Fernando Braune vai exibir a instalação Êxôdo, um trabalho que mistura fotografia, pintura e cenografia para falar do livre arbítrio, das buscas existenciais, do sagrado e do profano."
Maiores Informações2629-5026/2629-5033