Elo Primitivo

sexta-feira, outubro 07, 2005

A obra magistral de Picasso

1937


Discovery Channel
Guernica é um óleo sobre tela de 349 x 777 cm e foi encarregado pelo governo da República Espanhola para o Pavilhão de Euskadi na Exposição Internacional celebrada em Paris em 1937.A idéia de propaganda dos republicanos era manifestar a oposição deles ao levante nacional e a
guerra provocada pelos rebeldes. Mas Picasso só começou a pintar o quadro após o bombardeio, por sugestão de Juan Larrea, poeta espanhol surrealista residente em Paris.Para realizar esta obra, Picasso recorreu das fotografias publicadas nos jornais da época que mostravam a cidade em chamas. Através delas, fez uma composição utilizando somente o branco, o preto e o cinza.A composição está distribuída como um tríptico. O painel central é ocupado por um cavalo agonizante. O quadro reproduz em total seis seres humanos e três animais. A base do triângulo central está assinalada pelo corpo caído do guerreiro morto, um corpo desmembrado, esquartejado e que se transforma em símbolo visual da matança. Picasso nunca deixou de colocar na parte debaixo das suas obras a assinatura e a data em que as terminou, mas em Guernica este detalhe não aparece. Talvez o autor quisesse com sua omissão expor uma dimensão atemporal à obra.Com esta obra, Picasso mostra um compromisso político e ideológico que reflete não somente a crueldade de um massacre concreto, mas deixa uma súplica contra a injustiça da guerra e a barbárie do fascismo e o nacional-social que invadiria a Europa mais adiante. Desde 1981 o quadro está instalado no Museu Reina Sofía de Madrid, pois a vontade do autor era de que ele não pisasse solo espanhol até a morte de Franco em 1975.
As crianças da Guernica


3 Comments:

  • Provavelmente o desejo de Picasso é que o quadro fosse para a Espanha com Franco vivo, mas apeado do poder.
    Manoel Carlos

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, outubro 07, 2005 6:18:00 AM  

  • Visite também os jardins do Reina Sofía e seu elevador panorâmico. Tente ouvir os comentários das criancinhas madrilenhas que estão sempre por lá.
    Depois, coma bocadillos no baguete,jamóm, tapas y cerveza aguila.
    Lembre-se de mim! Besos!

    By Anonymous Christiane, at sexta-feira, outubro 07, 2005 11:41:00 AM  

  • Incrível como Guernica é a cada olhar mais e mais inquietante. E olha que não tenho muitos afetos por Picasso (rs). Bjs.

    By Anonymous Léo, at sexta-feira, outubro 07, 2005 3:27:00 PM  

Postar um comentário

<< Home